Camilo Castelo Branco inspira coleção de selos dos CTT

Os CTT – Correios de Portugal vão lançar uma coleção de selos da República dedicada a Camilo Castelo Branco. O lançamento oficial acontece no domingo, 16 de março, data em que se assinala o bicentenário do nascimento do romancista (1825-2025). A cerimónia terá início pelas 11h30, na Casa-Museu de Camilo localizado na freguesia de Seide São Miguel, em Vila Nova de Famalicão.
A emissão é composta por quatro selos e por um bloco filatélico, que pode ser adquirido por 3,51 euros. O bloco, ilustrado por André Carrilho, um dos mais importantes caricaturistas portugueses, apresenta o novelista na Casa de São Miguel de Seide, em cujo escritório instalou, após 1863, a sua bigorna das Letras e o transformou num dos altares maiores da literatura portuguesa. O cachecol em folha contínua alude à sua produção literária composta por 137 títulos, correspondentes a 180 volumes. A videira, símbolo da vida, “metaforiza a vitalidade e atualidade dos seus textos”.
Já os restantes selos retratam quatro obras do escritor: “Queda de um Anjo”, da autoria da ilustradora Teresa Lima; “Memórias do Cárcere”, pelo artista Luis Duran, Head of Design emérito dos CTT; “Amor de Perdição”, cujo design do selo ficou a cargo do ilustrador Nuno Palhas, também conhecido como Third; e “Maria Moisés”, um selo inspirado num mural de arte urbana presente no centro da cidade famalicense, da autoria do projeto criativo Ruído, de Frederico Draw e Rodrigo Gonçalves.
As obliterações de primeiro dia (carimbo que confere valor ao selo) podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado (Lisboa), Palácio dos Correios (Porto), Zarco (Funchal), Antero de Quental (Ponta Delgada) e de Vila Nova de Famalicão.
Além da coleção de selos, os CTT também vão editar o livro “Lugares da Vida e da Ficção em Camilo Castelo Branco”, da autoria de José Manuel de Oliveira.
Share: