Camilo, um romântico realista ou um realista romântico?
Mesa Redonda

Camilo, um romântico realista ou um realista romântico?

18:00

 - 

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Schedule your event

Online sale unavailable

You can purchase this event at the museum facilities or through the contact form.

Form

Camilo, um romântico realista ou um realista romântico?

Estudiosos, biógrafos e camilianos são unânimes na constatação de um certo pendor realista em Camilo Castelo Branco. Este traço, transversal a toda a sua obra, apresentar-se-á por vezes intermitente e noutras, bem sulcado nas raízes do verbo. E, se a sua face direita dá a conhecer o romântico, caberá a outra face dar o corpo e o concreto.

Nota Biográfica - Annabela Rita

Doutorada, com Agregação e dois pós-doutoramentos em Literatura, é profª. Apos. da Univ. Lisboa, investigadora do Centro de Estudos Globais-Univ. Aberta.

Directora da Associação Portuguesa de Escritores e do Observatório da Língua Portuguesa, Conselheira do Conselho Supremo da SHIP e do Museu Virtual da Lusofonia da Univ. Minho.

Membro de diversas instituições científicas e culturais nacionais e estrangeiras, integra Conselhos Científicos de revistas, de coleções, de obras completas e de projetos. Dirige a revista e-Letras com Vida – Revista de Estudos Globais e uma coleção da Editora EDIFIR (Florença).

Prémios & Distinções: c. 3 dezenas em Portugal e no estrangeiro.»»»

Obras principais e mais recentes:

A trilogia dedicada ao cânone Literário Luz e Sombras no Cânone Literário (2014), Do que não existe (2018) e Perfis & Molduras (2018); a duologia Sfumato. Figurações in hoc signo. Na senda da identidade nacional (2019) e Sfumato & Cânone (2021); Teolinda Gersão: encenações (2020): O Essencial sobre Teolinda Gersão (2021).

 

Nota Biográfica – José Carlos Seabra Pereira

José Carlos Seabra Pereira é Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra. Professor da Faculdade de Letras de Coimbra e da Universidade Católica, investiga e lecciona nas áreas de Teoria Literária, Literatura Portuguesa Moderna e Estudos Pessoanos. Dirige o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e a Casa da Escrita (Coimbra). Ensaísta de referência para autores e temas do Decadentismo e do Simbolismo, do Neo-Romantismo e do Modernismo, tem integrado com frequência os júris dos mais importantes prémios literários (Camões, Leya, APE, Círculo de Leitores, etc.).

 

Nota Biográfica – Jorge Sobrado

Licenciado em Ciências da Comunicação, é Vice-Presidente da CCDR-NORTE, I.P. para as áreas da Cultura e do Património.


É professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior, no Porto e em Coimbra.

Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, no Município do Porto, exercendo ainda funções de Diretor Municipal de Cultura e Património, em regime de substituição.


Nessas funções, procedeu à reformulação da estratégia do Museu do Porto, lançou a “Biblioteca Errante” e a marca “Museu e Bibliotecas do Porto”, e foi responsável pela reabertura de núcleos como a Antiga Casa da Câmara, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, o Arqueossítio e a Casa da Poesia Eugénio de Andrade. Coordenou ainda a proposta de transferência da gestão do Palácio de São João Novo para o Município do Porto.

Entre 2017 e 2021, foi Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como Adjunto do Presidente da Câmara. Aqui fundou o Museu de História da Cidade e o Polo Arqueológico de Viseu, assim como o programa de financiamento a projetos culturais independentes “Viseu Cultura”, entre outros. No mesmo período, foi diretor da associação VISEU MARCA e, desde 2016, Gestor da Feira de São Mateus. Entre outras iniciativas, foi autor e programador do festival literário “Tinto no Branco”.


Em 2021 e 2022, foi dirigente da CCDR NORTE, IP com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.

Entre 2012 e 2013 foi assessor de dois membros do XIX Governo Constitucional e da presidente da Assembleia da República.


Entre 2002 e 2006, foi Perito Externo da Comissão Europeia (DG REGIO) para a informação e comunicação dos fundos estruturais.


Anteriormente, entre 2000 e 2011, foi diretor de comunicação da CCDR NORTE, IP e assessor de vários dos seus Presidentes.

Saiba mais em https://bmp.cm-porto.pt/

 

Share:

Back to top

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile